quinta-feira, 24 de maio de 2012

Deusa Anahita


Foto retirada do site
Deusa Anahita, de seu nome completo Ardvi (ou Aredvi) Sura Anahita é a Deusa persa das águas. Ela é responsável pela produção da vida e conhecida como a fonte celeste de todas as águas da terra. Era por isso vista como uma Deusa da fertilidade, associada ao planeta Vénus. Costumava ser representada como uma linda donzela, alta, nobre, enfeitada com uma coroa, brincos, um colar, sapatos e um manto todos de ouro. A sua roupa por baixo do manto era de pele de castor oferecida por 4 jovens. O pavão é um dos seus símbolos, sendo um animal de extrema beleza. 


Crê-se que esta imagem de Deusa da fertilidade foi adoptada da Deusa Ishtar, mas no entanto Anahita também tem uma imagem de Deusa guerreira protectora do seu povo, semelhante à Deusa Atena. Nessa imagem de guerreira a Deusa é novamente descrita como sendo alta e possuidora de bastantes jóias, mas com aspecto forte de guerreira e olhar intenso. Era vista como uma mulher feroz e ameaçadora, mas também terna e sedutora. Uma mulher bastante sensual e misteriosa.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...