terça-feira, 30 de outubro de 2012

Samhain

Foto minha
Aproxima-se uma das noites mais mágicas do ano. Não é por acaso que é conhecido como dia das bruxas, apesar do marketing desta altura do ano deturpar um pouco o conceito desta poderosa noite. A sua celebração decorrer durante três dias que vai do dia 31 de Outubro ao dia 2 de Novembro/ 1 de Maio no Hemisfério Sul. É conhecida como a celebração das terceiras e últimas colheitas, pois é nesta altura que o Deus morre, terminando assim o seu reinado e regressando ao submundo.

Durante estes três dias, o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos está mais ténue, havendo uma maior aproximação entre estes. É por isso que se costuma lembrar e honrar os antepassados nesta altura (até os católicos adoptaram este intuito com o costume de enfeitar os cemitérios no dia de todos os santos), devendo pedir a sua protecção e orientação.

Esta é uma altura propícia para se limpar energeticamente, deixar para trás o que já não lhe faz falta e dar lugar ao novo. É também o momento ideal para consultar os oráculos e saber qual os conselhos para o novo ano, uma vez que é nesta celebração que a roda do ano termina e recomeça.

Partilhar convosco uma receita que não é da minha autoria, no entanto tem acompanhado os meus últimos Samhains, tornando-se praticamente obrigatória. 

Foto minha
Creme de Abóbora
Ingredientes:
 - 300 g de abóbora;
 - 2 colheres de sopa de manteiga;
 - 1 talo de salsa picada;
 - 1 cenoura pequena picada;
 - 1 cebola pequena;
 - 1 litro de caldo de frango ;
 - sal e pimenta;
 - noz-moscada ;
Modo de Preparo:
Corte a abóbora em cubos de 2 cm. Coloque-a em uma panela com manteiga e leve ao fogo. Quando estiver borbulhando, acrescentar a cebola, cenoura e salsa picados. Refogue por 5 minutos e acrescente ½ concha do caldo de frango à panela. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que os cubos de abóbora estejam bem macios. Acrescente o caldo restante e cozinhe por 2 a 3 minutos. Transferira a sopa para o copo de um liquidificador e deixe esfriar um pouco. Bata em velocidade máxima para obter um creme bem liso. Coloque novamente na panela e leve ao fogo temperando com sal e pimenta. Sirva salpicando com um pouquinho de noz moscada ralada na hora e, se gostar, com uma colherada de requeijão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um ótimo Samhain.
Tenho de experimentar a receita :)
Beijos e bem haja
Rosicler

Vânia Silva disse...

Obrigada Rosicler, para ti também.

Realmente é uma receita muito boa, mas neste Samhain experimentei pela primeira vez, fazer pão de alecrim o que também ficou uma maravilha!!!

Que esta roda do ano que se inicia te traga uma mudança positiva!!!!

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...