sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Deusa Deméter

Deméter, que significa “Mãe-terra”, era a Deusa grega da fecundidade e da Terra frutífera, especialmente a cevada. Ela era uma das grandes Deusas do Olimpo, com uma beleza imensa e com cabelos como grãos maduros. Filha de Cronos e Reia e irmã de Zeus, Poseidon, Hades, e Hera. Cortejada por Poseidon e Zeus, teve inicialmente dois filhos com Poseidon, Arion, um cavalo com o dom do discurso e Despoena, a amante. Mas foi com Zeus que ela teve a sua filha Perséfone, o seu grande amor.

Foto retirada do site 

Inicialmente Deméter era conhecida por ambos aspectos da Terra: sua superfície fértil e o submundo. Mas quando Perséfone foi raptada por Hades, irmão de Deméter e rei do Submundo, Deméter vagou por toda a terra, chorando e procurando por sua filha, enquanto que a terra permanecia estéril. Com a intervenção de Zeus, Perséfone foi encontrada, mas teria que passar um terço de cada ano com seu marido Hades. Desta forma Deméter tornou-se a representação do campo e do pomar e Perséfone a representação das profundezas ocultas. 

Os símbolos sagrados para Deméter são o cavalo, a abelha, a papoula, a cobra e a tocha. Era habitual sacrificar porcos em sua honra e a sua foice foi feita pelo próprio Hefesto, Deus do fogo e do vulcão.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...