quinta-feira, 20 de junho de 2013

Solstício de Verão

Fonte desconhecida
Litha, Midsummer ou Alban Hefin são alguns dos nomes que denominam o Solstício de Verão que se celebra no dia 21 de Junho no Hemisfério Norte/ 21 de Dezembro no Hemisfério Sul. Nesta altura do ano, o Deus agora já adulto, atinge o seu auge e estamos perante o dia mais longo do ano. Apesar de ser uma altura de festa e celebração, existe um sentimento de nostalgia associado, pois sabemos que a partir de agora a luz irá começar a diminuir e os dias a ficarem mais pequenos.

Em algumas celebrações, é nesta data que termina o reinado do Deus Carvalho, dando lugar ao reinado do  Deus Azevinho que se prolonga até Yule, ou solstício de Inverno. 

Para celebrar esta data poderá fazer uma vigília durante a noite mais pequena do ano, começando à meia noite, até ao nascer do sol. Se não tiver a possibilidade de o fazer, reserve apenas alguns momentos para mediar, como forma de libertação e limpeza espiritual. É usual também acenderem-se fogueiras nesta noite e dançar à sua volta para celebrar, assim como saltar à fogueira para se purificar e libertar dos problemas. Para quem deseja fazer um ritual, este costuma realizar-se ao meio dia, sendo a altura em que o sol está mais alto e em toda a sua força.

Fonte desconhecida
Os alimentos típicos desta época são as frutas e legumes crus, uma vez que contêm toda a energia do sol no seu sabor. Aproveite para comer alguns destes alimentos, como saladas ou sumo de fruta fresca e sinta todo o poder do sol dentro de si. 

Esta época do ano está ligada ao elemento fogo, à adolescência ou jovens adultos e à intuição. 

Sem comentários:

De 10 a 16 de dezembro

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Andraste , a invencível Deusa Celta das batalhas, que está representada na carta do 6 de ...