sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Equinócio de Outuno

Foto retirada do site
Mabon ou Alban Elfed são algumas das formas de denominar o Equinócio de Outono que costuma celebrar-se por volta do dia 22 de Setembro no hemisfério norte/ no hemisférios sul ocorre a 21 de Março. Esta é a celebração das segundas colheitas em que o sol  já nos deu a sua força para amadurecer os frutos e vai entrar no período de recolha. É também uma altura de equilibro entre a luz e escuridão (o dia e a noite), no entanto entramos na metade escura do ano que se perlonga até ao Equinócio da Primavera.

Existe um sentimento de maturidade associado a esta celebração, assim como está ligado ao elemento água e à fase adulta da vida. É um óptimo momento para reflectir sobre as suas conquistas do último ano, e também sobre tudo aquilo que pretende mudar. Entramos numa fase de reflexão e de recolha interior, assim como de agradecimento por todos os frutos e bênçãos que nos foram atribuídos.

Algumas sugestões para assinalar esta data:

  • Faça uma meditação ou ponderação sobre os acontecimentos que teve no último ano;
  • Visite um bosque ou parque perto de si, para sentir e se conectar com a energia do Outono;
  • Comece um diário onde tome notas dos seus pensamentos, dos seus sonhos e de sensações que lhe tenham ocorrido;
  • Faça uma limpeza em sua casa e liberte-se daquilo que já não lhe faz falta,(sejam roupas, objectos,… )
  • Aproveite para cozinhar algo relacionado com frutos, por exemplo um bolo de frutos;

 Deixo aqui uma receita de família de um bolo de maçã, apenas como sugestão, para esta altura do ano:
Foto minha
Bolo de maça
3 chávenas açúcar
3 chávenas  de farinha
3 chávenas de maça vermelha ou amarela cortada aos pedaços pequenos
6 ovos
1 colher de chá de canela
Pó royal
1 pudim baunilha em pó
Bater tudo. Se a massa ficar muito grossa colocar um bocadinho de leite.
Untar a forma com manteiga e farinha e vai ao forno, até cozer.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

De 17 a 23 de Setembro


A carta da semana é o cavaleiro de ouros, representada pela Deusa Aine, Deusa Irlandesa. A frase que a define é a seguinte: “ Eu sou a Deusa que concede ao homem a estabilidade, a segurança, a perseverança e a diligência”

Esta semana estará relacionada com a fixação de projectos e assente de ideias. Poderá receber alguma mensagem sobre a questão de trabalho, saúde ou dinheiro. Tente colocar os seus planos em prática e sobretudo firmar os seus pés no chão.

Conselho: o seu esforço é fundamental para conseguir a sua estabilidade. Sem trabalho nada acontece e deve ter isso bem presente. Sei que gostaria de ver os resultados do seu esforço, mas seja paciente e dê um passo de cada vez com a segurança necessária.  

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Competitividade vs Cooperação

Foto retirada do site
É no meio que está a virtude. Esta frase contem grande verdade e cada vez mais me apercebo que o descontentamento geral se deve ao grande desequilíbrio social que existe neste momento.  Por um lado temos as empresas a incentivar a competitividade, deixando os seu empregados aos limites da exaustão, por outro  temos uma enorme fila de desempregados que "perderam" a luta por um emprego e que ficam arrumados a um canto como se fossem um estorvo da sociedade. No final de tudo, ninguém está feliz com isto.

Assistimos  a uma enorme procura das terapias alternativas e é bastante compreensível o porquê, as pessoas estão cada vez mais desequilibradas, trocaram a sua vida e bem-estar por um salário. O lucro é soberano e está acima de tudo e todos, até mesmo dos próprios valores da sociedade e do respeito pela condição humana.

Foto retirada do site
Sei que uma sociedade apenas composta pela cooperação seria uma utopia. Também não creio que fosse a mais desejável uma vez que bloqueava incentivos à inovação. Mas a cooperação é também importante e o sentimentos de comunidade faz imensa falta nos dias que correm. Por isso se perderam valores tão importantes, como o valor da família, o tempo para si mesmo e para dedicar aos outros. Tudo em nome de uma competição desenfreada em que o dinheiro domina. No final acabamos por tentar compensar todas essas perdas por bens materiais, mas caímos rapidamente no vazio e a sensação de insatisfação aumenta. É urgente olhar novamente para estes valores, dedicar mais tempo a si mesmo, aos seus filhos, à sua família, ao meio ambiente, ao planeta que o acolhe. Respeitar as mulheres grávidas pelo seu grande contributo à sociedade em vez de serem olhadas como "pouco produtivas",  retomar o espirito de entre ajuda, onde juntos podemos ir mais longe em vez de olhar em redor para todos os outros como seus rivais ou inimigos.

Não se deixe arrastar por esse ideia do lucro acima de qualquer coisa, nem tudo deve ser medido em termos financeiros. Não tente compensar os seus filhos com bens materiais pela sua falta de tempo em casa. Encontre o seu equilíbrio entre as duas vertentes. A mudança começa em nós!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

De 10 a 16 de Setembro



A carta da semana é XIX – O Sol, representada pela Deusa Amaterasu, Deusa Japonesa do Sol. A frase que a define é a seguinte: ”Semicerra os olhos ou ficarás cego perante a minha beleza. Eu sou a luz que ilumina o mundo, o calor que gera a vida e a boa saúde.”  

Esta é uma semana de grandes acontecimentos, de grandes oportunidades. Poderá nem ter a devida consciência das oportunidades que se apresentam no seu caminho, mas elas irão ser geradoras de sucesso, iluminação e bem-estar.

Conselho: aproveite estes momentos para olhar o que tem de bom à sua volta e dê oportunidade a algo, mesmo que ache que não vai ter grande resultado. A luz está do seu lado, assim como o calor e o aconchego. Tenha coragem de arriscar.

domingo, 9 de setembro de 2012

Crítica

O velho, o jovem e o burro
Decidi partilhar com vocês uma história que me é contada desde criança:

Foto retirada do site
“Era uma vez, um velho, um jovem e um burro que andavam em viagem. Após um longo percurso encontraram uma pequena aldeia onde iriam repousar, mas assim que chegaram à aldeia, ouviram comentários a seu respeito. – Olhem para aqueles dois parvos! dizia alguém, têm um burro e vêem os dois a pé!

No dia seguinte, após uma boa noite de repouso e não querendo voltar a fazer figura de idiotas, os dois decidiram continuar a sua viagem, mas desta vez montaram os dois o burro. Quando a noite chegou encontraram um novo local para pernoitar, e novamente, assim que entraram na aldeia, ouviram alguém. – Olhem só aqueles dois malandros montados no burro. Coitado do burro, ter que vir a carregar com eles dois todo o caminho.

Muito incomodados com os novos comentários, assim que voltou a amanhecer lá partiram novamente os nossos viajantes. Decidiram que apenas o velho montava o burro e o jovem iria a pé. Quando a noite voltou a cair e encontraram um novo sitio para ficar, não esperavam ser novamente criticados, mas assim que chegaram ao novo local ouviram alguém. – Olhem para aquele velho, grande malandro. Vai ali o pobre rapaz a pé, coitado, enquanto o velho vai montado no burro, todo refastelado.

Assim que o dia nasceu, seguiram viagem, mas já cansados de tanto os criticarem e o velho envergonhado pelo que ouviu, decidiram que seria o jovem a ir no burro. Como tal, mais uma vez a noite chegou e mais uma vez foram criticados. Olhem para aqueles dois, onde é que isto já se viu? O jovem que tem boa perna vai montado no burro e o velho coitado que já mal pode andar é que vai a pé!. E foi a partir desse dia que decidiram que iriam montar, ou não, o burro da forma que mais lhes agradasse, porque fizessem o que fizessem, seriam sempre criticados por alguém.”

Foto retirada do site
A moral da história é muito fácil de entender. Uma vez que vivemos em sociedade, temos tendência a agradar tudo e todos e quando ouvimos criticas a nosso respeito, por vezes mudamos a nossa atitude para agradar aos demais, mas a verdade é que nunca agradamos a toda a gente por isso o melhor será tomar as suas decisões por quem você é, por aquilo que acredita. Irá sempre ter pessoas a favor e pessoas contra, só precisa de aprender a lidar com as criticas alheias (que muitas das vezes resume-se  a não lhe dar crédito, nem o direito de interferir na sua vida) e ter a coragem de seguir aquilo em que realmente acredita. Por vezes nem sempre é fácil distanciarmo-nos da critica alheia (maioritariamente destrutivas), mas esta história ajuda-me sempre a lembrar que, por muito que tente, não posso agradar a toda a gente. Então porque não começar por me agradar a mim?

De 23 a 29 de Março

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Juno , Senhora da fertilidade e fecundidade, representada na carta da rainha de ouros. As...