quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fadas de luz!

Foto retirada do site
O termo fadas de luz é muito abrangente. Por norma faz lembrar aquelas fadinhas luminosas dos contos infantis, no entanto não é sobre isso que escrevo. Este termo já me foi direccionado algumas vezes e nem sempre com a melhor das entoações. Lembro-me que quando comecei no paganismo, juntei-me a alguns grupos e mais tarde algumas das pessoas que conheci disseram-me que a primeira impressão que tiveram de mim foi precisamente "muita luz". Fiquei confusa em relação a isto, primeiro porque disseram-me isso como se fosse algo negativo e muito sinceramente não entendi o porquê.


Com o tempo ouvi o termo mais algumas vezes até que percebi, quando chamam alguém fada de luz, associam isso a uma pessoa ingénua e sem conteúdo, isto porque é necessário enfrentar o nosso lado dark para encontrar a luz. Mas isso não corresponde à verdade. Por uma pessoa ter muita luz não significa que fuja do seu lado negro. Já pensaram que essa pessoa já o enfrentou? Afinal de contas o objectivo do nosso desenvolvimento não é encontrar a luz, a felicidade, ser mais tolerante com os outros e connosco? Então porque é que se sentem tão ameaçados ao ponto de rotularem uma pessoa que seja mais luminosa?


Quando me chamam fada de luz fico sempre muito feliz, já tive tantas trevas no meu caminho que se alguém vê luz em mim não posso deixar de me sentir bem. Significa que apesar de todas as provas de fogo que tive, enfrentar isso não extinguiu a luz em mim e por isso me sinto feliz. Ao longo do meu percurso no paganismo já encontrei um pouco de tudo, mas acho que o que me choca mais é encontrar pseudo-mestres ou pessoas que se dizem com experiência e que depois não têm a mínima paciência para os novatos ou acham que toda a gente já deveria ter o mesmo nível de conhecimento que eles. Eu acredito que não existem perguntas parvas, e quando nós começamos (e mesmo ao longo do nosso percurso) é muito natural ter dúvidas. Acho que quando somos suficientemente humildes para responder a perguntas de alguém que começou a arte à pouco tempo podemos nos surpreender com aquilo que eles tenham para nos ensinar, por vezes por à prova o nosso conhecimento e apontar lacunas na nossa "formação".


Foto retirada do site
Se sou uma fada de luz, e se isso significa que sou tolerante e paciente com os problemas dos outros então é porque já passei por muita escuridão. Eu conheço bem sentimentos de depressão, de auto depreciação, de raiva, de inveja, de ciúme (sendo ou não justificado), de rejeição, de abandono, de falta de amor próprio,… enfim uma lista interminável, por isso não subestimo esses sentimentos e tento sempre ajudar na sua resolução, porque também eu já passei (e por vezes ainda passo) por eles. Assim como, quando comecei no paganismo não tinha ninguém que respondesse às minhas perguntas, e muitas vezes não era levada a sério devido à minha tenra idade (15 anos na altura). Pois eu acho que isso é um grave erro, primeiro porque existem vários perigos que devem ser chamados a atenção para quem é novo e porque não sabemos o percurso de cada um, existem pessoas de 15 anos com grande bagagem e outras de 30 que são autênticas crianças.

Não sou perfeita nem melhor que ninguém, apenas costumo ter paciência para ouvir os problemas e as dúvidas dos outros e tento dar o meu melhor para ajudar. Se isso faz de mim uma fada de luz, então que assim seja!


(Este foi um tópico que abri num forum Mundo Verde do qual faço parte, mas que gostaria também de partilhar convosco e dar-me a conhecer um pouco melhor. Acredito que existam mais fadas de luz por ai. A todas elas dedico este post)


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

De 5 a 11 de Novembro



A carta da semana é o 3 de espadas, representada pelas Normas Urd, Verdandi e Skuld, poderosas Deusas Escandinavas. A frase que a define é a seguinte “Nós somos, o destino, o que és e o que deverás ser, despe a tua alma para nós que somos o teu passado, presente e futuro.”

Esta é uma semana onde o passado, o presente e o futuro se encontram. Haverá uma maior propensão para pensar e analisar a sua vida a pente fino. Tomar consciência de tudo o que se passou, de onde se encontra neste momento e para onde quer ir.

Conselho: esta semana o sentido da vida toma um significado mais premente. Quando estiver perante situações que o façam pensar no seu percurso, permita-se tempo para reflectir e se deve ou não mudar de rumo. Mal ou bem existe sempre algo que nos é destinado.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Samhain

Foto minha
Aproxima-se uma das noites mais mágicas do ano. Não é por acaso que é conhecido como dia das bruxas, apesar do marketing desta altura do ano deturpar um pouco o conceito desta poderosa noite. A sua celebração decorrer durante três dias que vai do dia 31 de Outubro ao dia 2 de Novembro/ 1 de Maio no Hemisfério Sul. É conhecida como a celebração das terceiras e últimas colheitas, pois é nesta altura que o Deus morre, terminando assim o seu reinado e regressando ao submundo.

Durante estes três dias, o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos está mais ténue, havendo uma maior aproximação entre estes. É por isso que se costuma lembrar e honrar os antepassados nesta altura (até os católicos adoptaram este intuito com o costume de enfeitar os cemitérios no dia de todos os santos), devendo pedir a sua protecção e orientação.

Esta é uma altura propícia para se limpar energeticamente, deixar para trás o que já não lhe faz falta e dar lugar ao novo. É também o momento ideal para consultar os oráculos e saber qual os conselhos para o novo ano, uma vez que é nesta celebração que a roda do ano termina e recomeça.

Partilhar convosco uma receita que não é da minha autoria, no entanto tem acompanhado os meus últimos Samhains, tornando-se praticamente obrigatória. 

Foto minha
Creme de Abóbora
Ingredientes:
 - 300 g de abóbora;
 - 2 colheres de sopa de manteiga;
 - 1 talo de salsa picada;
 - 1 cenoura pequena picada;
 - 1 cebola pequena;
 - 1 litro de caldo de frango ;
 - sal e pimenta;
 - noz-moscada ;
Modo de Preparo:
Corte a abóbora em cubos de 2 cm. Coloque-a em uma panela com manteiga e leve ao fogo. Quando estiver borbulhando, acrescentar a cebola, cenoura e salsa picados. Refogue por 5 minutos e acrescente ½ concha do caldo de frango à panela. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que os cubos de abóbora estejam bem macios. Acrescente o caldo restante e cozinhe por 2 a 3 minutos. Transferira a sopa para o copo de um liquidificador e deixe esfriar um pouco. Bata em velocidade máxima para obter um creme bem liso. Coloque novamente na panela e leve ao fogo temperando com sal e pimenta. Sirva salpicando com um pouquinho de noz moscada ralada na hora e, se gostar, com uma colherada de requeijão.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

De 29 de Outubro a 4 de Novembro



A carta da semana é o 2 de copas, representada pela Deusa Psyche, Deusa grega do amor romântico. A frase que a define é a seguinte: “Finalmente juntos meu amado. O teu abraço aquece-me, conforta-me, sustenta-me e fortalece-me.”

Esta semana será ligada ao amor romântico, às uniões e ao mútuo apoio entre casais. É importante olhar para a saúde do seu relacionamento, caso o tenha, e tentar que o apoio e dedicação prevaleçam de parte a parte. Para quem não tem relacionamento é uma semana propicia a poder vir a encontrar alguém que o conforte.

Conselho: por vezes a rotina acaba por desgastar as relações, mas esta semana dê atenção à sua cara metade. São os bons momentos a dois que dão sentido à vida e por vezes apenas consiste em disfrutar da companhia um do outro.

sábado, 27 de outubro de 2012

O poder das palavras.

Há quem diga que os nossos pensamentos nos definem como pessoa. Ora se os nossos pensamentos são aquilo que somos, as palavras são a forma de como nos exteriorizamos, de como comunicamos com o mundo.

Foto retirada do site
Não é novidade para ninguém que as palavras têm um grande poder. Elas podem magoar mais que uma bofetada, podem nos inspirar e quando estão em rima é como se tudo no universo se se encaixassem como por magia. As palavras servem também como íman, se falamos sempre em problemas acabamos por atrair mais problemas, se pelo contrario falamos sempre numa perspectiva positiva, então acabamos por atrair essa positividade.

Podemos afectar os outros através das palavras. Quando somos agressivos, a pessoa a quem o dizemos  recebe a nossa agressividade e acaba por se sentir afectada podendo até passar mal, o mesmo acontece quando dizemos algo agradável, tendo a capacidade de mudar o humor ou melhorar o dia de alguém apenas por uma palavra amigável.

Foto retirada do site
Uma grande prova disso é o estudo do Dr. Masaru Emoto que avaliou a forma como as moléculas da água são afectada pelas palavras. Como se pode ver na imagem, a forma como a água congelou ao dizer "amo-te" é bem mais agradável do que a forma como congelou ao dizer "metes-me nojo, eu vou matar-te". Se isto é o que acontece com a água, então podemos ter uma ideia de como a força das palavras nos podem influenciar. 

Sendo o corpo humano maioritariamente composto por água, podemos assim ter maior consciência de como palavras de ira nos afectam, assim como palavras de amor e gratidão. 

Olhe para a forma como se expressa e como se relaciona com os outros. Isso mexe não só com a sua vida emocional mas também com a sua saúde. 

De 23 a 29 de Março

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Juno , Senhora da fertilidade e fecundidade, representada na carta da rainha de ouros. As...