quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Deusa Lan Tsai Ho

Foto retirada do site
Lan Tsai Ho, também conhecida como Lan Caihe, é uma das oito Deusas Imortais chinesas. Existe a dúvida se ela é de facto uma Deusa, um Deus, ou uma Divindade assexuada. No entanto por andar sempre com um cesto de flores é também conhecida como a Deusa dos Jardins. 

Costuma ser representada com roupas esfarrapadas e sempre com um pé descalço e outro calçado. Reza a lenda que ela era uma cantora de rua, denunciando a vida fugaz e os seus prazeres ilusórios. Era por vezes tomada por louca, devido à sua aparência assim como era usual em tempos quentes andar agasalhada e durante o frio deitar-se na neve. Contudo sempre foi seguida por muitos e quando tinha dinheiro saia à rua dançando e cantando, atirando esse dinheiro aos mais necessitados. Os seus animais são a garça e o elefante. 


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Deusa Selene

Foto retirada do site 
Selene é a Deusa grega da Lua que percorre a noite na sua carruagem puxada por dois cavalos brancos. Filha dos Titãs Hipérion e Téia e irmã de Hélios, Deus do Sol e Eos Deusa da Aurora. Existem outras versões em que a Deusa é filha de Zeus ou de Hélios. Ela foi cortejada por Zeus e por Pan, no entanto acabou por se apaixonar por Endimion, um belo pastor mortal que ela visitava todas as noites, enquanto ele dormia. Com ele, Selene teve cinquenta filhas, belas e poderosas como a mãe, mas mortais como o pai. Zeus transformou Endimion em imortal na condição de ele permanecer eternamente adormecido e Selene veio noite após noite, contemplar o rosto do seu amante a dormir. 


Existe outra versão desta lenda que conta que Selene, durante a sua função como Deusa da Lua, olhou para baixo e viu Endimion dormindo, por quem se apaixonou imediatamente. Todas as noites ela olhava para ele do alto do céu e o seu amor crescia cada vez mais. Até que uma noite deixou a Lua entre o Sol e a Terra e desceu para se juntar a Endimion. Ficou com ele durante três noites e durante esse tempo a Lua enegreceu. Zeus furioso mergulhou Endimion num sono eterno, mas Selene visita o seu amado todos os meses durante três dias.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

De 26 de Novembro a 2 de Dezembro



A carta da semana é XVIII – A Lua, representada pela Deusa Selene, Deusa grega da lua. A frase que a define é a seguinte: “Eu sou regente das marés, emoções, sentimentos e sonhos. A minha luz revela, a minha escuridão esconde.”

Esta semana tenha cuidado com algumas situações onde poderá não ter acesso a toda a informação. É normal querermos dar uma melhor imagem de nós próprios escondendo os podres e o mesmo acontece com aqueles que estão à minha volta.

Conselho: esta semana não tome decisões sem se inteirara devidamente de todo o panorama pois poderá existir tendência a enganos e a meias verdades. É normal deixarmo-nos levar pelas nossas emoções mas desconfie de tudo o que for demasiado bom para ser verdade.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Deusa Ishtar


Foto retirada do site
Deusa Ishtar, grande mãe da Babilónia e dos Assírios. Ela derivou da Deusa Inanna da Suméria e deu origem à Deusa Astarte e à Deusa Isis. Ishtar é uma Deusa muito completa em si mesma, abrange aspectos de luz como de escuridão e isso reflecte-se na variedade de pais, irmãos e consortes que lhe são atribuídos. Como Deusa da terra, da fertilidade, do casamento e do amor ela era filha do Deus do Céu Anu e da Deusa da fertilidade Anat, e foi associada com o Deus da fertilidade Min. Como Deusa das batalhas e das tempestades era filha o Deus da Lua Sin e associada ao Deus matador Reshef. Ao longo do tempo assumiu muitos atributos lunares, tornando-se uma Deusa da Lua e das artes divinatórias. Seus consortes foram o Deus supremo da guerra Assur, o Deus dos Sol da Primavera, Marduk, o Deus da escrita e do discurso, Nebo, e claro, Tamuz Deus da morte e ressurreição da vegetação. Era também irmã do Deus do Sol Shamash e do Deus da tempestade Hadad.

Existem alguns símbolos que representam a Deusa, Vénus é o seu planeta regente, assim como a estrela de oito pontas, sendo que o seu nome significa estrela. Ishtar era geralmente representada de frente, nua, ricamente ornamentada com um penteado cuidadosamente elaborado e muitas vezes coroada com uma lua crescente com uma jóia no meio e com as suas mãos apertando os seus seios por baixo. Ela era conhecida como a Senhora de uma bela voz. Seu animal de culto era o leão, mas no seu aspecto mais escuro é-lhe por vezes associado o escorpião.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Expectativas!

Porque é mais fácil perdoar um estranho do que alguém que amamos?

Foto retirada do site
Quanto mais próximo está alguém de nós mais expectativas criamos sobre essa pessoa. Enquanto que de um estranho não esperamos muito, o mesmo não acontece quando se trata de amigos ou de família.  Isso porque quanto mais alguém nos é próximo, mais esperamos que essa pessoa nos conheça profundamente e que saiba quando nos magoa. No entanto, isso nem sempre é verdade e se não houver uma boa comunicação, se não houver coragem para dizer a esse alguém que amamos que nos magoou por um determinado motivo, a distância começa a agravar-se. Juntando a isto ainda temos as expectativas dessa pessoa que recaem sobre nós, o que acaba por formar uma bola de neve. Se não correspondemos às expectativas dessa pessoa, normalmente ela começa a agir de forma diferente connosco, que por sua vez vai contra as nossas expectativas em relação a ela e por ai a diante.

Os laços de sangue por si só não são suficientes para criar um bom relacionamento, é necessário trabalhar esses laços para construir confiança e uma relação próspera. Criar demasiadas expectativas sobre alguém por ser do mesmo sangue por vezes leva a uma grande dose de desilusão e vemos famílias desfeitas à conta disso. Tudo porque existe um padrão na forma de agir, que um membro de sangue deve dar mais que um membro de fora, mas será que é realmente assim? É o laço de sangue suficiente por si só? Será que não criamos demasiadas expectativas à conta desse laço?

Foto retirada do site
Não será uma melhor solução deixar todas as expectativas de lado e apenas aceitar aquilo que quem está à nossa volta é capaz de nos dar? Como seria tão mais libertador ver-se livre das expectativas que recaem sobre si? Onde tudo aquilo que desse seria bem recebido e agradecido e não com o sabor de pouco ou à quem das expectativas, quando muitas das vezes nem sabe as expectativas que essa pessoa tinha de si.

Mas para tal acontecer alguém tem que começar. Então que tal libertar-se das expectativas que tem sobre os demais? Quem sabe se assim não melhora as relações que tem com aqueles que o rodeiam? Além do mais desta forma já não se irá sentir desiludido, mas apenas surpreendido.

De 23 a 29 de Março

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Juno , Senhora da fertilidade e fecundidade, representada na carta da rainha de ouros. As...