segunda-feira, 19 de agosto de 2013

De 19 a 25 de Agosto

A carta da semana é o 7 de espadas, representada pela Deusa Blodewedd, Deusa astuta e vaidosa de Gales. A frase que a define é a seguinte: “Meu rosto esplêndido, delicado como uma flor, deslumbra e engana. Meu sorriso esconde apenas a falsidade, a deslealdade e a traição.”

Esta semana teremos uma energia muito calculista que pode levar a alguns exagero e a possibilidade de passar por cima de quem está à nossa volta. Sentimentos de vaidade, de não olhar a meios para tingir os fins e de grande frieza de raciocínio, são algumas das características desta semana.

Conselho: por vezes é necessário usar máscaras e esconder o que realmente somos e sentimos, pois a sociedade assim o exige. No entanto encontre o meio-termo e não ultrapasse certas linhas de falsidade e perversão. Tudo tem seu peso, conta e medida. 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Abertura do circulo mágico


Escrevi este post apenas por conhecimento próprio que fui adquirindo ao longo de várias leituras, por isso é algo muito leve e existe bem mais informação que o pode completar para quem pretende saber mais sobre o circulo mágico. O que pretendo é explicar a abertura do circulo mágico de uma forma simples e acessível a todos, mas por vezes, acabamos por tomar por assumido algum conhecimento, principalmente quem anda nestas andanças a algum tempo, acaba por se esquecer que existem sempre pessoas novas a entrar e que não olham da mesma forma que nós para esta informação. Logo se surgir alguma dúvida fiquem à vontade para perguntar.  


O circulo costuma ser invocado e utilizado para a realização de feitiços e rituais. Na criação do circulo criamos um espaço único de protecção que nos permite trabalhar sem a influência de entidades e energias menos boas que não queremos atrair. Dentro do circulo não existe tempo nem espaço, como se estivéssemos à margem de todas as dimensões. Existem várias formas de abrir o circulo e acredito que, desde que se tenha fé no que se faz, todas elas são eficazes. 

Foto minha


Podemos abrir o circulo com a varinha ou o athem, mas o bom mago não necessita de qualquer instrumento para o fazer, a não ser o poder da mente. Além disso qualquer instrumento por si só não faz absolutamente nada pois é sempre necessário a concentração e visualização da pessoa que está a trabalhar a sua arte. No entanto, estes instrumentos podem ajudar na concentração do mago ao canalizar a sua energia e ao imaginar a linha em que se cria o circulo. Existe também a possibilidade de delimitar o circulo com materiais físicos, por exemplo pedras semi-preciosas, o que pode ajudar também na visualização dos limites do circulo onde se trabalha. 


Costuma-se abrir o circulo pelo quadrante Este ou Norte, mas não é obrigatório que assim seja. Afinal é um circulo e no final tem que estar unido. Contudo, sempre que estamos perante o quadrante é importante que se tenha a noção da sua representação e do seu poder. A invocação feita depende de cada um, tanto pode ser mais elaborada como algo simples e intuitiva. Há quem faça a abertura através dos pentagramas, mas lá está, depende de cada um. Ao abrir o circulo é importante ter em conta que devemos seguir pelos ponteiros do relógio e ao fechar andamos no sentido contrário (no Hemisfério Norte, para o Hemisfério Sul pode variar). 

Seguindo o sentido horário e começando por Este temos:
O Quadrante Este é representado pelo elemento ar, a racionalidade, o amanhecer, a primavera, o nascimento, a infância,... 
O Quadrante Sul é representa pelo elemento fogo, a intuição, o meio-dia, o verão, a adolescência e juventude....
O Quadrante Oeste é representado pelo elemento água, as emoções, purificação, o anoitecer, o outono, a maturidade...
O Quadrante Norte é representado pelo elemento terra, o físico, a meia-noite, o inverno, a velhice e morte...

Ora se repararem o circulo em si representa vários círculos, todos eles ligados a nós. Ele representa o dia, o ano e a vida (e morte) onde não existe nem principio nem fim. 

Para além dos quatro elementos ainda existe um quinto elemento que pode e deve ser invocado, O Espírito que faz parte do todo, assim como os Deuses. Só assim o circulo está completo, tal e qual um pentagrama. 

O circulo realmente funciona como nosso protector, no entanto, quanto mais forem praticando e aprofundado a sua representação mais facilmente irão perceber a sua complexidade e o seu enorme poder. Por vezes, para mim, o simples facto de criar o circulo é mais que suficiente para me começar a sentir bem, sentir a presença dos elementos, dos Deuses é algo que não tem palavras para descrever. 




Algo que me irrita profundamente é quando ouço alguém que não tem nada a ver com paganismo, mas sabe da existência do circulo e quer fazer magia (os chamados Wicca coca-cola e não só). Como é que alguém que não tem qualquer fé nos elementos nem nos Deuses, não conhece o seu poder e a sua representação, pode abrir um circulo para sua protecção? O circulo não é uma ferramenta, é uma crença, é algo que se tem que sentir, entender e interiorizar e isso demora o seu tempo. O contacto com os elementos e com os Deuses, só com perseverança e prática conseguimos melhorar a cada ritual. Com o coração aberto e dedicado a esta crença, sem isso nada feito. 

Foto minha


Como nem sempre encontramos formas de abertura de circulo e acho que isso se deve por ser uma prática pessoal, assim como não devemos contar os nosso rituais. No entanto, se não partilharmos as nossas práticas como irá passar a informação para quem quer aprender e não tem acesso a nenhum coven por perto?


Decidi contar-vos como faço, mas mais um vez refiro que devem ter em mente que é apenas a minha experiência e não a forma certa ou a única forma de o fazer. 

Eu tenho duas formas de abrir o circulo, depende do intuito. Quando quero meditar de forma mais concreta (não vos consigo explicar melhor isto) abro o circulo como aprendi na OBOD



Começo pelo norte e digo:"Que haja paz a Norte", depois (e o mais importante) visualizo uma onde de paz a sair de mim em direcção a Norte, primeiro para as casas vizinhas, depois para as cidades e depois para países, a atravessar oceanos e chegar a outros continentes. Vou pelo sentido horário para Sul e digo: "que haja paz a Sul", lançando a mesma onda de paz, depois a Oeste e por fim Este, no final volto-me para dentro do circulo e digo "Que haja paz em todo o mundo" e consigo sentir o ligamento das ondas de paz que enviei e envolverem todo o planeta Terra. Neste caso não fecho o circulo, lancei ondas de paz, não as vou retirar.


Quando pretendo fazer um ritual ou conversar com os Deuses ou algo que sinto que preciso de protecção então abro de outra forma. 
Começo pelo Este, de braços abertos digo "Guardiões dos quadrantes do Este, eu vos invoco para o meu ritual. Sejam bem-vindos" por vezes acrescento algo relacionado com o elemento deste quadrante, mas nunca é igual e é algo que me surge no momento, tal como "tragam-me o vosso conhecimento, a vossa razão, a vossa sabedoria" isto porque o Este está ligado ao elemento ar e como tal à racionalidade. Depois tento visualizar um corrente de ar. Coloco a minha mão direita com a palma da mão voltada para baixo e imagino a traçar uma linha dourada até chegar a Sul, abro os braços voltada para Sul e volto a dizer o mesmo "Guardiões dos quadrantes do Sul, eu vos invoco para o meu ritual. Sejam bem-vindos" e imagino um chama de fogo ardente. Sigo até Oeste a traçar a minha linha e volto a dizer "Guardiões dos quadrantes do Oeste, eu vos invoco para o meu ritual. Sejam bem-vindos" e imagino um lago ou uma onda do mar, sigo para Norte a delimitar o circulo e volto a dizer "Guardiões dos quadrantes do Norte, eu vos invoco para o meu ritual. Sejam bem-vindos" e imagino o cheiro da terra e sinto a sua estabilidade debaixo dos meus pés. Continuo a delimitar o circulo até Este para ficar concluído, vou até ao centro do circulo onde já tenho previamente o altar montado voltado para Norte. 


Foto minha 

Acendo um incenso e digo "Elemento ar sê bem vindo", depois acendo uma vela e digo "Elemento fogo sê bem vindo", molho os dedos num cálice com água, borrifo um pouco o altar e digo "elemento água sê bem vindo", por fim seguro o meu pêndulo ónix nas mãos e digo "elemento Terra sê bem vindo". Costumo ter o meu colar de pentagrama ao meio, ponho as minhas mãos sobre ele e digo "Espíritos de luz, Espíritos deste lugar protejam este circulo sagrado, sejam bem vindo a este ritual". Acabo por acender uma vela vermelha que tenho à direita do altar e invoco o Deus e depois uma vela branca que tenho à Esquerda e invoco a Deusa, dou-lhes as boas vindas e começo o ritual. 


No final agradeço aos Deuses a sua presença assim como aos espíritos de luz, vou até ao Este e digo "Guardiões dos Quadrantes do Este, obrigada pela vossa presença neste meu ritual. Ide agora em paz." Coloco a minha mão esquerda voltada para baixo e imagino a linha dourada a subir para a minha mão e a apagar, vou até ao Norte e digo o mesmo, depois Oeste e Sul e apago a linha até ao Este. Se as velas e incenso ainda tiverem a arder, deixo-as a arder até ao fim. E é isto!



Este foi um tópico que abri no forum Mundo Verde , por isso sintam-se à vontade de deixar aqui as vossas sugestões ou irem até lá participar na discussão. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

De 12 a 18 de Agosto

A carta da semana é o 2 de paus, representada pela Deusa Ataentsic. As frases que a definem são as seguintes: “Companheiros e inimigos em um duelo lúdico que nunca vai acabar. Eternos rivais mas amigos sinceros. O antagonismo torna-se colaboração, aliança torna-se conflito.”

Esta semana irá sentir alguns altos e baixos. Problemas, assim como os bons momentos, irão estar presentes. Pode não se dar conta, mas são os problemas que nos fazem mudar e avançar e por vezes é através das boas situações que eles surgem.

Conselho: esta semana deixe-se levar pelas situações. Não se preocupe demasiado com os conflitos e tente superá-los da melhor forma possível. Se não se deixar levar demasiado a baixo por eles, quem sabe se não encontra ali uma oportunidade que não tinha visto antes?

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Agosto

Olá a todos
Mais um mês do projecto fotográfico. Deste vez celebramos as primeiras colheitas e como não podia deixar de ser, decidi fotografar algumas árvores de frutos durante as férias, sendo esse o tema: frutos


Confiram também as fotos do outro blog associado Errar, superar, aprender e recomeçar é assim que devemos levar a vida.



Espero que gostem e se desejas juntar-te a este projecto ainda o podes fazer, basta deixares um comentário com essa tua intenção. 


Ameixoeira 


Macieira 
Videira


Um laranjal

Pessegueiro



Um morangal



Paganismo como origem dos rituais católicos

Este tema é tão vasto que até tenho medo de me perder. Não posso fazer referência de fontes porque aquilo que sei fui lendo aqui e ali e acabei por o registar na memória. Por isso são palavras minhas e vale aquilo que vale, mesmo assim gostaria de partilhar o meu conhecimento convosco.
Existem tantos rituais católicos que foram adoptados do paganismo que chegamos ao ridículo de muitos católicos fazerem certas coisas sem saberem o porquê de as fazerem. Começamos pela roda do ano e pelo Sabbath Yule! O natal sempre foi uma das minhas alturas preferidas do ano. Existe uma certa magia no ar contagiante. É normal fazer-se a árvore de natal e o presépio. O presépio é a representação da história do nascimento de Jesus e até ai tudo bem. A dúvida sempre foi "e a árvore de natal? De onde vem?". 
Foto retirada do site

Desde que me lembro de ser gente que faço esta pergunta e uma das respostas que a minha avó me dava era a seguinte: "não sei muito bem, mas acho que está escrito algures na bíblia que quando o menino Jesus nasceu deram-lhe prendas e foram colocando-as numa árvore e por isso se enfeita a árvore nesta altura do ano." A explicação até pegou por algum tempo, mas se fosse esse o caso não seria suposto fazer a árvore depois do natal? Além disso as únicas prendas que ouvi falar foram dos Reis Magos e aquilo que eles ofereceram não era propício para enfeitar uma árvore. Até que há uns anos atrás lembro-me de ouvir na televisão que um bispo tinha pedido aos católicos para substituírem a árvore de natal por um "pano" na janela com a imagem do menino jesus em criança. Em Espanha a árvore de natal é muito controversa e muita gente já não a faz, a questão é porquê? Porque a árvore de natal é uma representação pagã. Era comum no inicio de Dezembro os pagãos saírem para o bosque e colherem alguns ramos existentes nesta época para enfeitarem a sua casa, a árvore de natal é um pinheiro, símbolo desta época do ano uma vez que é uma árvore que não tem folha caduca, assim como as grinaldas nas portas das casas feitas de azevinho e pinhas, para trazer protecção, ou o visco pendurado no tecto. Tudo isto são símbolos pagãos para celebrar o nascimento do Deus que ocorre no dia 21 de Dezembro. Ok estranho, Deus nasce a 21, Jesus nasce a 25, muito próximo não? Coincidência ou talvez não? É claro que não. Diz-se que o Deus nasce a 21 porque é o dia mais pequeno do ano (o dia com menor horas de sol e a noite mais longa), mas a partir desse dia os dias começam a ser maiores, no entanto na antiguidade acreditava-se que durante três dias mantinha-se a mesma duração da luz e os dias começavam a crescer no 4º dia. Bem é questão de fazer contas, o dia mais pequeno é dia 21, que depois se mantém no 22, 23 e 24, até que no dia 25 começam os dias a crescer. Não é difícil perceber porquê.


Foto retirada do site 


Outro caso extremamente flagrante é entre Ostara e a Páscoa. Soube este ano que a Páscoa é marcada pela lua cheia, o que me surpreendeu bastante porque nunca soube qual o argumento para marcarem o Domingo de Páscoa, mas tem a ver com a lua cheia (algo pagão, não?) Vemos as criancinhas por todo o lado com ovos da Páscoa e coelhinhos, agora pergunto o que é que isso tem a ver, com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, bem nada... e tudo! Mais do que a morte os católicos celebram a ressurreição, a volta à vida. Ora não é isso que nós fazemos em Ostara? A volta à vida, o triunfo da luz sobre a escuridão? A mãe terra que volta a despertar e a ficar fértil? E agora os ovos e os coelhos onde é que se encaixam? Os ovos e os coelhos são símbolos de fertilidade, símbolos de Primavera, em que tudo volta a renascer. Será que os católicos sabem que ao comerem ovos da Páscoa estão a celebrar algo pagão?


Mesmo Beltane, não têm também os católicos a Ascenção  Que deve ser acompanhada pela apanha da espiga? Os primeiros grãos?

Litha é outro caso igual. As fogueiras de S. João não são precisamente o que fazemos na noite mais curta do ano? Onde há alegria e diversão por todo o lado?

E o dia de todos os santos? Visitar os cemitérios. Ora não é o nosso Samhain a celebração da aproximação do mundo entre vivos e mortos onde devemos honrar os nossos antepassados e enviar-lhes oferendas? De onde foram os católicos buscar a mania de enfeitar as covas nessa altura? 

Estes são talvez dos exemplos mais marcantes, mas existem muitos, muitos outros. Como a adaptação do pentagrama como a estrela de David, muitos Deuses e Deusas que foram (des)promovidos a santos (existem muitos casos destes na net basta procurar) dou o exemplo da Deusa Brigith que passou a santa Brigida (como conhecemos em Portugal). Aliás existem santos para tudo, que diferença existe entre o Santo António e Afrodite? Ou São Pedro e Zeus? e não soa um pouco a politeísmo existir um santo casamenteiro e um santo dos trovões, entre muitos outros?

Estas são apenas algumas reflexões, mas existem muitos mais exemplos. 


Este foi um tópico que abri no forum Mundo Verde, por isso sintam-se à vontade de deixar aqui as vossas sugestões ou irem até lá participar da discussão. 

De 23 a 29 de Março

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Juno , Senhora da fertilidade e fecundidade, representada na carta da rainha de ouros. As...