terça-feira, 6 de agosto de 2019

Deusa Lilith


A Deusa Lilith retrata a sexualidade feminina. O poder da liberdade e da igualdade ente homens e mulheres. Ela foi considerada a primeira mulher de Adão que recusou a deitar-se sempre por baixo dele, considerando isso como um ato de submissão. Como Lilith nasceu como igual de Adão, não achava justo ser inferiorizada e ter  que cumprir os caprichos do marido. Adão não concordou com tal situação e ela abandonou o Éden. Abandonou o paraíso para ser ela própria. Livre e de bem com a sua sexualidade.
Crê-se que Deus enviou anjos à sua procura, Senoi, Sansenoi e Samangoph, mas ela recusou-se a regressar, envolvendo-se com demónios e dando à luz crianças demoníacas, chamadas Liliam ou Liliot.  Foi por isso demonisada, tornando-se a primeira mulher de Satã.
A Deusa Lilith retrata bem o poder feminino, o desejo reprimido das mulheres que são consideradas demónios quando se expressam. Ela sente-se feliz com a sua escolha e desafia todos aqueles que a ponham em causa, todos aqueles que a queiram domar. Ela é livre de ser ela mesma, aceitando todo o seu lado perverso.

Outras lendas referem que Lilith, vendo Eva como uma traição de Adão, perseguiu todos os homens infiéis e condena gravemente o adultério.
Noutras culturas esta Deusa não é vista de uma forma tão demoníaca, tendo tanto um lado negro como um lado mais afetuoso. É também considerada uma Deusa da fertilidade e nessas culturas atribuem-lhe a lua como símbolo, uma vez que ela também tem as suas fases mais luminosas e mais sombrias.
Vista como a primeira feminista da história ela está associada à liberdade sexual das mulheres.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...