domingo, 7 de outubro de 2018

Deusa Andraste


Imagem retirada do site
A Deusa Andraste é a Deusa celta da Guerra. Ligada à ilha de Mona e ao conhecimento druídico, esta Deusa era invocada antes do inicio de cada batalha, como protetora do seu povo. Também conhecida como Andrasta,  Andred e Andate, acredita-se que pode ser também uma versão da Deusa Morrigan e da Deusa Bellona.



Imagem retirada do site
Andraste poderia ter um lado sombrio e intimidante, uma vez que aceitava oferendas de sangue em seu nome. Está também ligada ao misticismo porque era costume libertar uma lebre antes da batalha, interpretando o seu resultado pelo percurso que a lebre tomasse. Outras das suas associações estão ligadas à Deusa Diana, como Deusa da caça e foi também reverenciada como Deusa tríplice.



Na sua imagem de Deusa mãe, tem uma vertente mais benevolente e bondosa, ligada assim ao amor, à fertilidade e criadora da vida.



É por isso uma Deusa que encerra em si muitos simbolismos, mas talvez o mais importante seja de facto a sua ligação aos druidas, sobretudo às mulheres guerreiras pagãs.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...