A Deusa Hina é uma Deusa da Polinésia pertencente às lendas Maori. O seu nome significa "donzela", mas não no sentido de virgem. Hina aplica-se a diversas Deusas, incluindo sob a forma de Deusa da Lua "Sina". Talvez por isso surgem tantas informações diferentes sobre ela, dependente de qual aspeto está a ser estudada, como Deusa da lua, como Deusa dos partos, como Deusa da escuridão…
Nas lendas Maori, após a mãe Terra ter rejeitado o Deus criador Tane, Deus do Céu e da fertilidade, ele criou Hina feita de areia, com o intuito de ser sua mulher e tornando-se assim a primeira mulher existente. Hina era ambas as coisas, Deusa e mulher e teve vários filhos com o Deus Tane antes de saber que ele era seu pai. Quando descobriu, envergonhada foi para o submundo, tornando-se assim a sua reguladora, Deusa Hine-Nui-Te-Po (Grande Deusa da escuridão), que significa caos.
Existe também outra lenda Maori, sobre a ligação de Hina e Maui, representando estes como irmãos ou conjugues. Na tentativa de tornar os homens imortais, Maui tenta penetrar o corpo da Deusa, mas Ela esmagou-o até à morte e desde então os homens têm de morrer.