segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Deusa Chang-O


Foto retirada do site
A Deusa chinesa Chang-O é conhecida por diversos nomes, entre eles Chang'e, Ch'ang-O, Chang-Ngo, Heng'e, Heng-O ou Sheung Ngo. Existem várias lendas sobre ela, contudo algo comum em todas elas é que a Deusa Chang-O era uma jovem mulher muito bela e uma divindade da lua, não como sua representante, mas sim como sua moradora, podendo ser também chamada de "Mulher da lua". Ela é casada com um Excelso Arqueiro Mitológico Chinês Houyi, Shenyi, Yi ou simplesmente I, também conhecido como o Deus do tiro ao arco e flecha.

Foto retirada do site
Numa das lendas o marido de Chang-O detinha a bebida da imortalidade que a Deusa acabou por beber secretamente e fugiu para a Lua para escapar da raiva dele. Na lua tinha como companhia um coelho ou lebre, que a defendeu do seu marido quando este vinha ao seu encontro para matá-la. Ao ser derrotado, o arqueiro regressou à Terra, ficando assim Chang-O a viver na lua para sempre.

Outra lenda refere que o Arqueiro tornou-se Imperador após ter derrotado nove dos dez sois que vieram para destruir a Terra. Após o seu feito os deuses deram-lhe a pílula da imortalidade, que era bastante brilhante. Chang-O tomou o pílula sem saber que além do efeito da imortalidade teria que viver para sempre na lua. 
Após tomar a pílula, flutuou pelos céus e viveu sozinha na lua, travando amizade com um coelho. Mais tarde, o seu marido juntou-se a ela, construindo um palácio do sol e os dois tornaram-se assim a representação do Yin Yang.

A sua celebração ocorre no 15 de Agosto, altura em que a lua esta mais próxima da Terra.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...