quinta-feira, 29 de março de 2012

Deusa Epona


Epona é uma Deusa celta, tendo como símbolo o cavalo. Ela é considerada uma Deusa da fertilidade devido à sua representação com um molho de milho ao colo ou por carregar uma cornucópia ou taça e ela é constantemente representada na companhia de pássaros, especialmente corvos, ou por um cão que segura uma serpente. Os pássaros representam o Outro Mundo e são constantemente ligados às Deusas do amor sexual e da fertilidade, estes são pássaros mágicos, que com o seu canto fazem a tristeza ser esquecida, a dor curada e até os mortos regressam à vida.
Foto retirada do site
No entanto o principal símbolo da Deusa Epona é o cavalo, o cavalo é um símbolo recorrente da soberania. A própria Deusa disse que nasceu de uma égua. Houve uma altura, em que para os britânicos, a carne de cavalo era sagrada apenas sendo comida em ocasiões solenes. Na Dinamarca o cavalo era a encarnação do espírito do ano solar, filho da Deusa Égua. Desta forma Epona é representada como a Grande Mãe, Deusa da fertilidade, da guerra, da digna liderança, e da felicidade na vida depois da morte.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...