sábado, 2 de fevereiro de 2013

Imbolc

A celebração de Imbolc,  também conhecida por Candlemas, ou celebração das luzes, festeja o regresso da luz. Apesar de ser só no equinócio da Primavera que a luz triunfa sobre a escuridão, já se começa a sentir a promessa de tempos melhores, com os dias a ficarem maiores e irão continuar a crescer. 

Imbolc é por norma celebrado seis semanas após a Deusa ter dado à luz em Yule (21 de Dezembro no Hemisfério Norte), o que representa o período de resguardo das mulheres que dão à luz. Por sua vez, o Deus está a crescer e a tornar-se um jovem. 

É um Sabbath onde, de facto, celebra-se bastante a família, principalmente a juventude, onde as crianças e jovens têm um papel fundamental e são o centro desta celebração.

A Deusa Brighid está bastante associada a este Sabbath e o seu dia é precisamente celebrado no dia 2 de Fevereiro (até mesmo como Santa Brígida), data que celebramos Imbolc no Hemisfério Norte/ 1 de Agosto do Hemisfério Sul.

Sugestões de celebração de Imbolc:
Para celebrar esta data existem algumas coisas simples que poderá fazer. Acender velas em casa em homenagem à Deusa Brighid (foi desse acto que originou o nome Candlemas), começar novos projectos ou colocar novas ideias em prática. 

A criatividade é algo bastante marcante nesta celebração, assim como a iniciação de algo. Para quem se dedica à arte é muito usual proceder ao ritual de iniciação durante este Sabbath. Seja como for dedique alguns momentos aos mais jovens e conecte-se com a sua energia, já que a juventude do Deus é algo presente durante esta celebração. 

2 comentários:

Foxglove disse...

Está quase a chegar!
é um sabbath que eu gosto muito!
já se começa a notar os dias maiores e com mais luz, apesar de ainda estarmos no inverno.
o próprio conceito da celebração e do dia parece que nos dá muita esperança!
mais uma vez obrigada pelo texto!ah e pelas descrições das deusas! muito interessante mesmo! =D

Vânia Silva disse...

Olá Foxglove, fico muito feliz que tenhas gostado. É realmente uma celebração muito especial e cheia de luz. Desejo-te um óptimo Imbolc.

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...