quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Deusa Habondia

Foto retirada do site
Deusa Habondia, também conhecida como Abondia, Abunciada e Habonde, é a Deusa da abundância , da prosperidade, do lar, da fertilidade e das colheitas. Existem muitos mistérios sobre a sua origem, há quem afirme que ela é uma Deusa Celta, uma vez que reza a lenda que na Inglaterra, na época medieval foi considerada a Deusa Bruxa numa tentativa de desacreditá-la perante o povo, pois este era crente no seu grande poder e influência nas boas colheitas e saúde dos rebanhos. No entanto poderá ter origem germânica, por ser descendente da Deusa da Terra germânica ou romana, onde é conhecida como Abundantia e representa uma bela donzela.

Costuma ser invocada em vários rituais devido à sua representação de tudo o que é feminino, tanto pode ser vista como a deusa donzela (os romanos) ou como a deusa mãe (os celtas, onde ela representa o ventre da terra). É-lhe atribuído pedidos de amor e sentimentos, mas também protege as áreas de dinheiro e trabalho.


É associada à Primavera com a sua face de donzela, onde a sua energia é de criação e juventude, assim como ao Verão com a sua face de mãe, onde costuma ser celebrada no ritual de Lammas, em Agosto, devido à sua ligação com a abundância e as colheitas. É também uma Deusa que protege a família, a fertilidade e a maternidade. O quarto crescente é um dos seus símbolos, assim como os frutos e as flores.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...