quinta-feira, 5 de Abril de 2012

Deusa Amaterasu

Foto retirada do site
Amaterasu é também conhecida por Ama-Terasu-Oho-Mi-Kami, Grande divindade que ilumina o céu. Ela é a Deusa do sol e a mais importante divindade do panteão japonês, onde existem diversas personificações das forças da natureza. Dela descende a antiga e mítica família real japonesa. Filha de Izanagi com Izanami e irmã de Tsukiyomio, Deus da lua e de Susano Deus do trovão, também conhecido como Deus do Oceano. Ela teceu as vestes dos deuses e possui um corvo sagrado chamada Yatagarasu.


Segunda a lenda Amaterasu não se dá muito bem com o seu irmão Susano. Certo dia, Susano por brincadeira, aborreceu a Deusa fazendo com que ela se escondesse numa gruta. Sendo ela a Deusa do sol deixou todo o Japão às escuras. Os Deuses tentaram de tudo para Amaterasu sair da sua gruta, mas foi a Deusa Ame no Uzume, Deusa da chuva com a sua dança espalhafatosa que fez com que todos os Deuses se começassem a rir. Curiosa por ouvir tantos risos Amaraterasu veio espreitar o que se passava e abandonou finalmente a sua gruta, voltando a iluminar todo o Japão. 

Os seus símbolos são as contas, que representam a riqueza, os espelhos que representam o sol e espadas que representam a origem dos bushidou e são também esses as três regalias da família imperial japonesa. O seu festival ocorre a 17 de Julho e convida-nos a celebrar o amor, a família, a amizade, a alegria de viver…

Sem comentários: