quinta-feira, 10 de maio de 2012

Deusa Gea ou Gaia

Foto retirada do site 
A Deusa Gea pertence à mitologia grega e é também conhecida como Gaia, Gaea e Ge, que significa Terra. Ela é considerada a Mãe-Terra primordial grega, sendo a primeira a emergir do caos. Gea ou Gaia surgiu da criação do universo, uma das Deusa primordiais do Olimpo, gerando a primeira raça de deuses e homens.

Ela deu à luz Urano, o céu e Pontus, o mar, então acasalou com o seu filho Urano para produzir os doze Titãs, os Ciclopes e três monstros. Urano, horrorizado com a sua prole, decidiu fechá-los nas profundezas da Terra (voltando ao útero de Gaia). A Deusa furiosa convenceu o mais jovem Titã, Cronos (que mais tarde viria a ser o pai de Zeus), a castrar Urano enquanto este dormia ao lado dela. Deu-se assim a separação entre o Céu e a Terra. O sangue dos testículos de Urano caído sobre a Terra gerou as Erínias (que puniam os mortais), os gigantes e as ninfas do freixo-Meliae e o sangue caído sobre o mar produziu Afrodite. 

O oráculo dos Delfos, antes de ser passado a Apolo, pertencia a Gaia, que foi a primeira profetisa. Ela presidia os casamentos, foi invocada em juramentos (com o sacrifícios de um ovelha negra) e foi-lhe oferecido o primeiro dos frutos e grãos.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...