terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Deusa Bastet

Fonte desconhecida
Bastet, também conhecida como Bast, é a Deusa gato Egípcia proveniente de Bubastis, cidade do Delta Nilo. Ela é a representante do poder benéfico do sol, em contraste com a Sekhmet que personificava o seu poder destrutivo. No entanto Bastet é também associada à fertilidade, protectora das mulheres grávidas, da maternidade, Deusa da lua (uma vez que a lua tem grande influência sobre os felinos), também protegia os homens contra doenças contagiosas e maus espíritos. 


O seu animal é o gato. Os gatos foram domesticados muitos cedo pelos egípcios, valorizados como destruidores de serpentes. Sendo um animal muito amado e considerado sagrado, muitas vezes eram cuidadosamente mumificados na sua morte. Bubastis tinha um cemitério enorme só para gatos.

Bastet foi uma das mulheres e irmãs do deus Ra, Deus do Sol, com quem teve dois filhos Nefertum e Mihos. Uma lenda referia que Bastet acompanhava num barco por um milhão de anos, o Deus Rá em sua jornada diária através do céu, e que à noite ela lutava com o inimigo de Rá, a serpente Apep. A Deusa é normalmente descrita como uma mulher com cabeça de gato, carregando um sistro e uma cesta, ou como um gato no seu todo. Em ambas as formas existem gatinhos a seus pés.   

Sem comentários:

De 24 a 30 de Outubro

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Astarte , Rainha do Oriente representada na carta III - A Imperatriz. A frase que a defin...