terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Deusa Blodewedd



O nome Blodewedd, que também se escreve Blodeuwedd, significa face de flor. Segundo a lenda esta Deusa foi feita de flores de carvalho e prado doce, nove espécies de flor no seu total, pelos magos Math e Gwydion a pedido do Deus do sol Lleu (Llew Llaw), uma vez que este não poderia ter como esposa uma humana. Contudo a Deusa foi infiel ao seu marido com Gronw, senhor de Penllyn, acabando por o matar. Como punição a Deusa foi transformada em coruja.


A Deusa Blodewedd simboliza as flores, tendo como símbolos a coruja branca, o carvalho, a vassoura,… Ela representa a imagem de uma mulher que se rebela contra os estereótipos impostos pelos homens. 

3 comentários:

Lucas Vitoriano disse...

Esta face de se revelar contra os esterotipos dos homens me faz lembrar a minha personagem favorita dos mitos, Lilith.

Uma coicidencia é que no livro "Lilith" de Alina Reyes é exatamente nisso que a protagonista Lilith se transforma, em uma coruja.

Vania estou colocando no meu blog na aba recomensações os filmes, sites, blogs, seriados... enfim tudo que acho interessante recomendar para quem gosta de magia e mitologia. Queria colocar o Unicornio da deusa também, se você quiser so precisa me mandar um banner com 400 de largura e 150 de altura que eu coloco la no meu blog (mande pelo email Lucas_vitoriano12@hotmail.com)

Otimo post!

Vânia Silva disse...

É verdade Lucas esta Deusa também esse lado mais sombrio e traiçoeiro,como a Lilith. Apesar de serem de diferentes panteões, existem algumas semelhanças.

Anónimo disse...

São as formas de se contar... Se formos comparar todos sempre vamos achar como o personagem vai mudando seus nomes. Variando sempre pelas mitologias e com as semelhanças entre 'personagens biblicos'.

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...