sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Yule

Foto retirada do site 
A celebração de Yule, também conhecida como Alban Arthan ocorre no Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano. Neste Sabbath a Deusa dá à luz o Deus Sol, acabando assim o reinado do Deus Azevinho e começando o reinado do Deus Carvalho que se estende até ao solstício de Verão. Estamos perante o dia mais pequeno do ano, mas em breve os dias irão começar a crescer e aumentar o seu período de luz. Esta celebração ocorre a 21 de Dezembro no Hemisfério Norte/ 21 de Junho no Hemisfério Sul e perlonga-se por alguns dias, tradicionalmente até aos primeiros dias de Janeiro.

Foto retirada do site
É usual haver enfeites de azevinho e visco como decoração, assim como o pinheiro de Yule que representa o nascimento do Deus Sol. Tradicionalmente, na porta de entrada colocar-se uma coroa enfeitada com pinhas e azevinho para dar as boas vindas à luz, sendo também costume oferecer prendas aos mais novos em honra do Deus Sol que nasce. No que toca à culinária os bolos de frutos secos são uma especialidade da época.

Tudo isto soa à celebração actual desta época do ano, o Natal, isto porque o Natal foi buscar muitos dos ritos pagãos, sendo Jesus considerado o Deus Sol do Cristianismo. Em algumas imagens Jesus é representado com um aro luminoso atrás da cabeça, que significa isso mesmo, a luz. Talvez por isso exista tanta polémica em torno da árvore de natal (pinheiro de Yule), porque a sua verdadeira origem é bem mais antiga que o Cristianismo, entre muitas outras adaptações.

4 comentários:

Lucas Vitoriano disse...

Ótima postagem como sempre!
Você só esqueceu de dizer que o Yule é hoje dia 21/12. Por sinal um Yule bem especial já que vamos celebrar não apenas o nascimento do deus do sol, mas também ao fato de o mundo não acabar.

Mas todo o sensacionalismo que a mídia colocou sobre este dia distorceu bastante seu significado. Os Maias jamais disseram que o mundo ia acabar hoje, muitos estudiosos dizem que ele simbolizava o fim de uma era e consequentemente o começo de outra.

De fato o Yule é sabat que da inicio a roda do ano, um novo ciclo, e conforme os Maias uma nova era também, esperemos que esta seja melhor que a que passou.

Anónimo disse...

Um bom texto sobre o Solstício.
Acho que só mudava uma pequena palavra: em vez de dizer que é a noite mais pequena do ano, diria a mais longa :)

Feliz Solstício e bem haja :)
Rosicler

Anónimo disse...

Ah exato. Devia estar distraída e li mal. Peço desculpa. Noite mais longa, dia mais pequeno do ano. :)

Beijinhos

Vânia Silva disse...

Olá pessoal, obrigada pelos vossos comentários que são sempre de grande valor para mim.
Lucas, concordo inteiramente contigo sobre a questão do calendário Maia e sim não é por acaso que o fim do calendário coincide com o Sabath. Vou aceitar a tua sugestão e incluir que o Sabat começa hoje, dia 21 de Dezembro. Pensei que estivesse claro quando disse que era celebrado no solstício de inverno, mas realmente nem toda a gente sabe essas coisas e eu pretendo colocar tópicos o mais simples e acessiveis possivel.

Rosicler, não faz mal. Agradeço a tua atenção pois por vezes cometemos alguns erros sem nos dar-mos conta. É o que dá ter tanta ideia na cabeça e querer escrever tudo de uma vez, depois a escrita não consegue acompanhar a velocidade do pensamento :D

Desde já um optimo Yule para vocês!

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...