segunda-feira, 18 de março de 2013

Equinócio da Primavera


Foto retirada do site
Equinócio da Primavera, que é também conhecido como Ostara (em homenagem à Deusa Eostre) ou para os druidas Alban Eilir, assinala o início da Primavera que ocorre a 21 de Março no Hemisfério Norte/ 22 de Setembro no Hemisfério Sul. Neste Sabbath celebra-se o equilíbrio entre o dia e a noite, assim como o despertar da terra que começa a preparar-se para as próximas produções. Costumam ser associadas a esta data várias lendas, uma delas referente à Deusa Perséfone, condenada ao submundo durante a época de frio, mas que regressa nesta data ao mundo dos vivos, triunfando assim a luz sobre a escuridão. Começa então a metade luminosa da roda do ano.

A juventude é uma referência nesta altura, onde toda a natureza ganha vida. O elemento ar, assim como o nascimento e o amanhecer estão ligados a esta celebração. É altura ideal para por em prática novos projectos, para sair à rua e sentir os raios de sol que já começam a ficar mais fortes.

Foto retirada do site
A melhor forma de celebrar esta data é semear algo. Não é por acaso que a árvore é associada a este dia, sendo o dia da árvore, onde devemos plantar uma árvore. No entanto semeie uma planta do seu agrado como oferenda aos Deuses. Para além disso deverá fazer uma limpeza à sua casa e reformular todas aquelas gavetas cheias de tralha que já não precisa, assim como organizar as suas roupas e doar as que já não usa. Não deixe a energia estagnada daquilo que já não lhe faz falta. Liberte-se de todas essas coisas e deixe a luz e a energia primaveril encher a sua casa e a sua vida. 

1 comentário:

Petrus disse...

Hei! Muito legal o blog! Sempre gostei de comemorar os equinócios e solstícios, nem que seja de uma forma bem discreta. Não sou bruxo, embora eu adore esse universo desde criança, ame a natureza como expressão sagrada e existam muitos elementos pagãos em meu cotidiano.

Uma ótima primavera cheia de luz!

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...