quinta-feira, 12 de maio de 2016

Paganismo para jovens e iniciantes


Imagem retirada do site
Cada vez mais me deparo com jovens interessados na arte. Lembro quando comecei, não foi muito fácil levarem-me a sério. Só quando atingi alguns anos mais que a maioridade é que as coisas mudaram. No entanto tal não faz muito sentido pois o paganismo, seja qual for a sua vertente (Wicca, Druidismo, Xamanismo,..) é uma religião aberta a todas as idades. 

É talvez a religião mais aberta e liberal que conheço, porem, a grande maioria dos seus praticantes são extremamente fechados, ou porque não lhes interessa revelarem os seus segredos, ou porque julgam que os adolescentes só pretendem andar a brincar às bruxas, ou porque como já me disseram, não se deve partilhar a informação com todos sob pena de estar a lançar "pérolas aos porcos". Mas será isso verdade? Já encontrei muitos adolescentes que queriam realmente conhecer a arte, a descoberta de si mesmo, assim como já me deparei com muitos adultos (apenas na idade e não na maturidade) que apenas queriam saber de feitiços e amarrações (e isso não é de todos ser-se pagão).


Imagem retirada do site
Então porquê excluir os jovens sem lhes darmos a oportunidade de descobrirem se este é realmente o seu caminho?  Penso muito nessa questão até mesmo para as crianças. Se não partilharmos o conhecimento a informação, como poderão ver-nos com tolerância? Mesmo a informação mais simples torna-se um quebra-cabeças para todos aqueles que não estão devidamente preparados para a receber. Como tal, a nosso missão deverá ser transmitir o conhecimento e deixar ao critério de cada um se isso cabe na sua verdade ou não, independentemente da sua idade. Além disso em outras religiões começam logo a explicar aos mais novos como funciona, sendo religiões por vezes mais extremistas e com actos de violência, porque não explicar o paganismo como uma opção, explicando a liberdade individual e o amor pela natureza?

Sem comentários:

De 22 a 28 de Outubro

Esta semana estamos sob as bênçãos das Deusas Hemera e Nyx , as Deusas Gregas do Sol e da Lua, representadas na carta de 2 de ouros. ...