quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Meditação do ano novo

Esta é uma meditação indicada para a altura da passagem de ano. Nesta fase é muito importante pararmos um pouco para pensar, analisar todo o ano que passou e perspectivarmos o novo ano que se aproxima.

A pedido dos meus alunos de meditação decidi fazer este áudio para que possam praticar sempre que desejarem. A estrutura desta meditação segue a estrutura normal que utilizo nas minhas aulas
Respiração
Este exercício consiste em acalmar a respiração. Deve inspirar sempre pelo nariz de modo a regularizar a respiração e aos poucos irá deixar de a sentir. O intuito é expirar no dobro do tempo da inspiração (4 para 8; 5 para 10 ou 6 para 12). Inspire contando mentalmente até 5, depois aguente o ar nos pulmões 2 tempos e expire contando até 10. Repita o processo algumas vezes. 
 
Relaxamento total do corpo
Pode ser iniciada pela cabeça ou pelos pés, mas tendencialmente prefiro iniciá-la pelos pés. Consiste em levar a atenção a todas as partes do corpo de modo a relaxa-lo profundamente e prepará-lo para a prática meditativa.   

Bosque sagrado
A visualização do bosque sagrado funciona como uma ancora no nosso espaço meditativo. Quanto mais se medita, mais fácil é visualizar o bosque e com cada vez mais pormenores. Assim mesmo no nosso dia-a-dia, quando houver a necessidade de relaxar nem que seja apenas uns minutos, basta fechar os olhos e facilmente encontramos o nosso espaço sagrado interior.

Limpeza energética
O exercício de limpeza energética utilizado neste áudio é o corpo de luz que consiste em despertar a energia vital que existe dentro de nós, o nosso ki. É essa energia que faz de nós seres vivos e ao despertá-la ganhamos consciência da sua existência e intensidade dentro do nosso próprio corpo. 
 
Meditação
Nesta meditação é pedido que seja feito uma análise do ano que passou, das aprendizagens e experiência e uma projeção do que queremos alcançar no novo ano que se aproxima.
Espero que vos possa ajudar a clarear a mente e a tomarem consciência da evolução que tiveram ao longo deste ano, assim como, a perceberem quais os sentimentos que vos regem para o ano novo.

Boas meditações e
Bom ano novo!


Sem comentários:

Deusa Chang-O

Foto retirada do site A Deusa chinesa Chang-O é conhecida por diversos nomes, entre eles Chang'e, Ch'ang-O, Chang-Ngo, Heng&...