quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Deusa Tara

Tara, que em sânscrito significa "estrela" é a Deusa Hindu das estrelas, também conhecida por Dolma, a Tara branca. É a Deusa nacional do Tibete "uma das mais populares figuras, acessível e atraente do panteão tibetano. Ela une em si todas as características humanas e divinas… ela estende seu carinho a todos." (Lama Anagarika Gocinda)

Foto retirada do site 
Diz a lenda que as lágrimas de compaixão do Buda Avalokiteshvara formaram um lago de onde saiu uma flor de lótus. Dessa flor surgiu a bela Tara sentada. A Deusa casou com Brihaspati, professor dos Deuses, mas foi raptada por Soma, Deus da Lua. Brahma conseguiu libertá-la, mas ela já estava grávida de Soma e deu à luz um filho radiante com o poder e a beleza, que foi chamado Budha e considerado o fundador da dinastia lunar.

Tara encerra em si vários aspectos, desde a sabedoria transcendental ao erótico, do autocontrolo ao misticismo, representa o tempo e a vida, tem o poder do som e da transformação. O seu símbolo é o barco pois, por vezes,  aparece como barqueira que leva os homens do mundo da ilusão ao do conhecimento: "Desde o oceano do mundo dos  terrores eu vou guardar as criaturas".Ela cavalga sobre um leão, com o Sol em sua mão. O seu trono é uma cadeira de lótus sob um céu estrelado, pode aparecer também como uma mulher atraente e sofisticada, vestindo um leve vestido e uma tiara, na sua mão esquerda segura uma flor de lótus e a direita em gesto de dar. Por vezes conhecida como a "Tara dos Sete Olhos".

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...