quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Deusas Nyx e Hemera

Fonte desconhecida
Fonte desconhecida
Nyx e Hemera são duas Deusas da antiguidade grega, sendo também mãe e filha. Enquanto Nyx era a personificação da Noite, Hemera era a personificação do Dia.

Nyx, que também significa noite e por vezes é chamada de “mãe do bom conselho”, é carregada de simbolismos. Ela tanto representa a beleza da noite, sendo adorada pelas bruxas e feiticeiras, como os mistérios nocturnos e do outro mundo, considerada uma Deusa da morte e rainha das trevas. No início apenas existia Nyx, mas do seu casamento com Erebus derivaram, para além de Hemera, dois seres primordiais Uranus (céu) e Gaia (terra).
Hemera, por vezes também chamada de Nox ou dia, era a guardiã da fronteira entre o mundo da luz e da sombra. Esta Deusa é derivada da Eos, Deusa do amanhecer, sendo mais tarde separadas, onde Eos tornou-se a Deusa da aurora e Hemera a Deusa do dia. Por curiosidade, naquela altura o dia não dependia do sol, o que leva Hemera a ser a Deusa do dia mas não a Deusa do Sol.

Segundo a lenda mãe e filha moram no mesmo palácio para lá do Oceano no extremo Ocidente. No entanto nunca estão juntas no palácio, quando Nyx sai para lançar a noite pela terra, Hemera aguarda a sua chegada para levar a luz no dia seguinte.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...