sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Competitividade vs Cooperação

Foto retirada do site
É no meio que está a virtude. Esta frase contem grande verdade e cada vez mais me apercebo que o descontentamento geral se deve ao grande desequilíbrio social que existe neste momento.  Por um lado temos as empresas a incentivar a competitividade, deixando os seu empregados aos limites da exaustão, por outro  temos uma enorme fila de desempregados que "perderam" a luta por um emprego e que ficam arrumados a um canto como se fossem um estorvo da sociedade. No final de tudo, ninguém está feliz com isto.

Assistimos  a uma enorme procura das terapias alternativas e é bastante compreensível o porquê, as pessoas estão cada vez mais desequilibradas, trocaram a sua vida e bem-estar por um salário. O lucro é soberano e está acima de tudo e todos, até mesmo dos próprios valores da sociedade e do respeito pela condição humana.

Foto retirada do site
Sei que uma sociedade apenas composta pela cooperação seria uma utopia. Também não creio que fosse a mais desejável uma vez que bloqueava incentivos à inovação. Mas a cooperação é também importante e o sentimentos de comunidade faz imensa falta nos dias que correm. Por isso se perderam valores tão importantes, como o valor da família, o tempo para si mesmo e para dedicar aos outros. Tudo em nome de uma competição desenfreada em que o dinheiro domina. No final acabamos por tentar compensar todas essas perdas por bens materiais, mas caímos rapidamente no vazio e a sensação de insatisfação aumenta. É urgente olhar novamente para estes valores, dedicar mais tempo a si mesmo, aos seus filhos, à sua família, ao meio ambiente, ao planeta que o acolhe. Respeitar as mulheres grávidas pelo seu grande contributo à sociedade em vez de serem olhadas como "pouco produtivas",  retomar o espirito de entre ajuda, onde juntos podemos ir mais longe em vez de olhar em redor para todos os outros como seus rivais ou inimigos.

Não se deixe arrastar por esse ideia do lucro acima de qualquer coisa, nem tudo deve ser medido em termos financeiros. Não tente compensar os seus filhos com bens materiais pela sua falta de tempo em casa. Encontre o seu equilíbrio entre as duas vertentes. A mudança começa em nós!

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...