sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Religião

Foto retirada do site
Todas as religiões são caminhos diferentes para chegar até Deus. É com esta frase que eu costumo definir a religião que apela a uma abertura ao respeito e à tolerância. Acredito que de facto seja assim, nenhuma religião é melhor que a outra, nem nenhuma religião deve sobrepor-se sobre todas as outras. A religião deve ser algo que nos torne pessoas melhores e que contribui para o nosso desenvolvimento espiritual e não motivo de conflitos e guerras. Claro que para isso é necessário o respeito e que se acabe de uma vez com as "conversões", cada um deve ser livre de escolher a religião com que tenha maior afinidade.
 

Sei que por vezes sou um pouco crítica com as "religiões dos livros", que permanecem estáticas no tempo e são essas que mais contribuem para a imposição de ideias da idade da pedra. Tento respeitar ao máximo todos os seus seguidores, mas quando caímos no fanatismo de seguir à letra tudo o que está escrito nesses livros,  deixa de existir abertura e respeito pelas crenças alheias, passando a uma situação de pretensiosismo em que apenas nós detemos a (pseudo) chave da salvação e todas as restantes almas irão cair em desgraça. Essas religiões assustam-me pelo seu fanatismo, ensinaram os seus crentes a desconfiar de tudo o que é diferente e regra geral quando não conhecemos algo acabamos por a temer, e tudo aquilo que tememos o nosso instinto diz-nos para a destruir.

Num mundo com tanta diversidade, se não há espaço para a tolerância então só existirá mal estar e situações de conflito. Isto porque não existe respeito pela liberdade religiosa de cada um, porque cada um acredita que a sua religião é melhor e soberana que se deve elevar acima de todas as outras. Então o verdadeiro objectivo da religião, cujo seu significado é União com o Divino e que nos inspira a ser melhores, mais completos a caminho da nossa evolução espiritual, acaba por se perder.

Sem comentários:

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...