domingo, 9 de setembro de 2012

Crítica

O velho, o jovem e o burro
Decidi partilhar com vocês uma história que me é contada desde criança:

Foto retirada do site
“Era uma vez, um velho, um jovem e um burro que andavam em viagem. Após um longo percurso encontraram uma pequena aldeia onde iriam repousar, mas assim que chegaram à aldeia, ouviram comentários a seu respeito. – Olhem para aqueles dois parvos! dizia alguém, têm um burro e vêem os dois a pé!

No dia seguinte, após uma boa noite de repouso e não querendo voltar a fazer figura de idiotas, os dois decidiram continuar a sua viagem, mas desta vez montaram os dois o burro. Quando a noite chegou encontraram um novo local para pernoitar, e novamente, assim que entraram na aldeia, ouviram alguém. – Olhem só aqueles dois malandros montados no burro. Coitado do burro, ter que vir a carregar com eles dois todo o caminho.

Muito incomodados com os novos comentários, assim que voltou a amanhecer lá partiram novamente os nossos viajantes. Decidiram que apenas o velho montava o burro e o jovem iria a pé. Quando a noite voltou a cair e encontraram um novo sitio para ficar, não esperavam ser novamente criticados, mas assim que chegaram ao novo local ouviram alguém. – Olhem para aquele velho, grande malandro. Vai ali o pobre rapaz a pé, coitado, enquanto o velho vai montado no burro, todo refastelado.

Assim que o dia nasceu, seguiram viagem, mas já cansados de tanto os criticarem e o velho envergonhado pelo que ouviu, decidiram que seria o jovem a ir no burro. Como tal, mais uma vez a noite chegou e mais uma vez foram criticados. Olhem para aqueles dois, onde é que isto já se viu? O jovem que tem boa perna vai montado no burro e o velho coitado que já mal pode andar é que vai a pé!. E foi a partir desse dia que decidiram que iriam montar, ou não, o burro da forma que mais lhes agradasse, porque fizessem o que fizessem, seriam sempre criticados por alguém.”

Foto retirada do site
A moral da história é muito fácil de entender. Uma vez que vivemos em sociedade, temos tendência a agradar tudo e todos e quando ouvimos criticas a nosso respeito, por vezes mudamos a nossa atitude para agradar aos demais, mas a verdade é que nunca agradamos a toda a gente por isso o melhor será tomar as suas decisões por quem você é, por aquilo que acredita. Irá sempre ter pessoas a favor e pessoas contra, só precisa de aprender a lidar com as criticas alheias (que muitas das vezes resume-se  a não lhe dar crédito, nem o direito de interferir na sua vida) e ter a coragem de seguir aquilo em que realmente acredita. Por vezes nem sempre é fácil distanciarmo-nos da critica alheia (maioritariamente destrutivas), mas esta história ajuda-me sempre a lembrar que, por muito que tente, não posso agradar a toda a gente. Então porque não começar por me agradar a mim?

2 comentários:

Oriana disse...

Olá Vâni =)

Eu já tenho ouvido uma versão que no fim, em vez de irem montados no burro, é o burro que vai montado neles XD

Vânia Silva disse...

Essa versão não conhecia, mas acentua ainda mais ao ridiculo que as situações chegam quando pretendemos apenas agradar a opinião alheia.

De 30 de Maio a 5 de Junho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Inanna , Deusa Suméria da posse, representada na carta 4 de ouros. As frases que a definem são a...