terça-feira, 27 de novembro de 2012

Deusa Selene

Foto retirada do site 
Selene é a Deusa grega da Lua que percorre a noite na sua carruagem puxada por dois cavalos brancos. Filha dos Titãs Hipérion e Téia e irmã de Hélios, Deus do Sol e Eos Deusa da Aurora. Existem outras versões em que a Deusa é filha de Zeus ou de Hélios. Ela foi cortejada por Zeus e por Pan, no entanto acabou por se apaixonar por Endimion, um belo pastor mortal que ela visitava todas as noites, enquanto ele dormia. Com ele, Selene teve cinquenta filhas, belas e poderosas como a mãe, mas mortais como o pai. Zeus transformou Endimion em imortal na condição de ele permanecer eternamente adormecido e Selene veio noite após noite, contemplar o rosto do seu amante a dormir. 


Existe outra versão desta lenda que conta que Selene, durante a sua função como Deusa da Lua, olhou para baixo e viu Endimion dormindo, por quem se apaixonou imediatamente. Todas as noites ela olhava para ele do alto do céu e o seu amor crescia cada vez mais. Até que uma noite deixou a Lua entre o Sol e a Terra e desceu para se juntar a Endimion. Ficou com ele durante três noites e durante esse tempo a Lua enegreceu. Zeus furioso mergulhou Endimion num sono eterno, mas Selene visita o seu amado todos os meses durante três dias.

2 comentários:

Lucas Vitoriano disse...

Otima postagem, adoro deuses, principalmente os lunares. A lua tem um simbolismo muito mistico e misterioso.

Vânia Silva disse...

É bem verdade Lucas. Obrigada pelo seu comentário.

De 16 a 22 de Julho

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Ceridwen, Deusa e Feiticeira Gaulesa, que está representada na carta XX – O Juízo. As fra...