quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Deusa Ishtar


Foto retirada do site
Deusa Ishtar, grande mãe da Babilónia e dos Assírios. Ela derivou da Deusa Inanna da Suméria e deu origem à Deusa Astarte e à Deusa Isis. Ishtar é uma Deusa muito completa em si mesma, abrange aspectos de luz como de escuridão e isso reflecte-se na variedade de pais, irmãos e consortes que lhe são atribuídos. Como Deusa da terra, da fertilidade, do casamento e do amor ela era filha do Deus do Céu Anu e da Deusa da fertilidade Anat, e foi associada com o Deus da fertilidade Min. Como Deusa das batalhas e das tempestades era filha o Deus da Lua Sin e associada ao Deus matador Reshef. Ao longo do tempo assumiu muitos atributos lunares, tornando-se uma Deusa da Lua e das artes divinatórias. Seus consortes foram o Deus supremo da guerra Assur, o Deus dos Sol da Primavera, Marduk, o Deus da escrita e do discurso, Nebo, e claro, Tamuz Deus da morte e ressurreição da vegetação. Era também irmã do Deus do Sol Shamash e do Deus da tempestade Hadad.

Existem alguns símbolos que representam a Deusa, Vénus é o seu planeta regente, assim como a estrela de oito pontas, sendo que o seu nome significa estrela. Ishtar era geralmente representada de frente, nua, ricamente ornamentada com um penteado cuidadosamente elaborado e muitas vezes coroada com uma lua crescente com uma jóia no meio e com as suas mãos apertando os seus seios por baixo. Ela era conhecida como a Senhora de uma bela voz. Seu animal de culto era o leão, mas no seu aspecto mais escuro é-lhe por vezes associado o escorpião.

Sem comentários:

De 10 a 16 de dezembro

Esta semana estamos sob as bênçãos da Deusa Andraste , a invencível Deusa Celta das batalhas, que está representada na carta do 6 de ...