quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Deusa Eos

Foto retirada do site
Eos é a Deusa Grega do amanhecer. É filha de Hiperão (Hyperion) e Teia (Theia) e irmã de Helios, o Deus do Sol e Selene a Deusa da lua. Eos, é também chamada de Aurora, sendo uma Deusa muito bonita e jovial com cabelos loiros, unhas rosa e pálpebras cobertas de neve. Tem uma carruagem puxada por cavalos alados, que a transporta durante as suas funções como Deusa do amanhecer. Inicialmente acompanhava o seu irmão Hélios durante todo o dia, até que mais tarde a Deusa Hemera tornou-se uma Deusa do dia, separando assim as suas funções da de Eos.

Eos era uma Deusa de vários amores. Inicialmente foi casada com o Titan Astreus com quem teve os ventos Boreas (Norte), Zéfiro (ou Zephyrus o vento do Oeste), Eurus (Este) e Notus (Sul) e também Phosphorus, que tinha como função voar antes do carro da sua mãe carregando uma tocha. Entre as suas paixões estiveram Ares, Orion e Tithonus (Titono), com quem voltou a casar. Tithonus era mortal, até que a Deusa pediu a Zeus para lhe conceder a imortalidade, esquecendo-se de pedir também a juventude eterna. Com ele teve dois filhos Emátion (Emathion) que se tornou Rei da Arábia e Mêmmon (Memmon), que se tornou Rei da Etiópia. Até que Tithonus envelheceu tanto que ela o mandou embora e os Deuses por piedade transformaram-no numa cigarra.


A Deusa teve ainda um filho com Céfalo, Faetonte (Phaeton) que foi levado por Afrodite para ser guardião de seu templo. 

Sem comentários:

Deusa Chang-O

Foto retirada do site A Deusa chinesa Chang-O é conhecida por diversos nomes, entre eles Chang'e, Ch'ang-O, Chang-Ngo, Heng&...